Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados ao excesso de peso entremanipuladores de alimentos de escolas públicas / Factors associated with overweight among food handlers in public schools

Macedo, Thamiris Rodrigues; Anjos, Adriana Fernandez Versiani dos; Santos, Luana Caroline dos; Bethony, Maria Flávia Gazzienelli; Pereira, Simone Cardoso Lisboa.
Mundo saúde (Impr.); 39(2): [210-218], ago. 15, 2015. tab
Português | LILACS | ID: mis-37740
O estado nutricional é um dos indicadores do comportamento e hábito alimentar e a maneira como a pessoa se alimentaestá envolvida em muitos significados, podendo influenciar no modo como ela prepara as refeições. Nesse sentido, destaca--se o manipulador de alimentos no processo de formação de comportamentos e atitudes relativos às escolhas alimentarese à convivência social dos escolares. Portanto, o objetivo deste estudo foi caracterizar o estado nutricional e identificar osfatores associados ao excesso de peso entre manipuladores de alimentos de escolas públicas, subsídeo para o planejamentode ações de promoção de saúde nas instituições e valorização dos manipuladores de alimentos neste processo. Estudoanalítico conduzido com manipuladores de alimentos de escolas públicas municipais de Belo Horizonte, Minas Gerais ,em 2013. O excesso de peso foi diagnosticado pelo índice de massa corporal e associado com variáveis antropométricas,socioeconômicas, história de saúde e hábitos alimentares, obtidas por meio de questionário semiestruturado. Participaram274 sujeitos, 99,6% do sexo feminino, maioria casada, adulta, com ensino fundamental e renda per capita de até umsalário mínimo. A prevalência de excesso de peso foi de 82,80% e se associou positivamente com a presença de hipercolesterolemia,hipertrigliceridemia, uso de medicamentos, hábito de beliscar; e inversamente com o consumo adequadode água e a prática de atividade física. A elevada prevalência de excesso de peso e seus fatores associados sinalizam anecessidade de planejamento e implementação de ações de educação em saúde para a prevenção e controle desse agravoentre os manipuladores de alimentos.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1