Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atendimento no ambulatório de um Centro de Tratamento de queimados do Sul do Brasil: perfil e opinião dos usuários / Assistance in an outpatient burn Treatment Centre in Southern Brazil: profile and opinion of users

Cabulon, Elisana Agatha Iakmiu Camargo; Martins, Julia Trevisan; Robazzi, Maria Lucia do Carmo Cruz; Cardelli, Alexandrina Aparecida Maciel.
Mundo saúde (Impr.); 39(4): [410-418], jan., 20, 2016. graf
Português | LILACS | ID: mis-37764
Caracterizar o perfil sociodemográfico e a história da morbidade dos usuários do ambulatório do Centro de Tratamento deQueimados de Londrina (CTQ) e conhecer a sua opinião sobre o atendimento recebido. Estudo descritivo de abordagemqualitativa e quantitativa. A população foi composta por todos os indivíduos que estavam sendo atendidos no ambulatóriodo CTQ no período de junho de 2012 a janeiro de 2013. Os dados foram levantados por meio de um questionário, consultaaos prontuários e realização de entrevista exploratória sobre a opinião do usuário a respeito do atendimento. As respostasda entrevista foram transcritas na íntegra e submetidas ao método de Análise de Conteúdo de Bardin. Os dados quantitativosforam analisados por análise descritiva com auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).Totalizaram-se 105 participantes, a maioria (66,0%) entre 20 e 49 anos, sendo que 51,0% da população possuía baixaescolaridade, 74,0% tiveram queimaduras em região do tronco. A opinião do usuário abrangeu as unidades de significado:‘Processo do cuidar’, ‘Relacionamento interpessoal’, ‘Perspectivas do paciente queimado’, ‘Processo de organização dotrabalho’ e ‘Sugestões de mudança’. O estudo mostrou a complexidade de atender o indivíduo queimado, sendo necessárioque a equipe multiprofissional valorize a opinião deste paciente no intuito de fornecer uma assistência de maior impactona melhoria da sua qualidade de vida.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1