Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Riscos ocupacionais dos técnicos em radiologia na assistência ao portador de múltiplos traumas / Occupational risks of radiology technicians in care for patients with multiple trauma

Anderson, Tiago Jorge; Barros, Alessandra Mendes de; Copelli, Fernanda Hannah da Silva; Melo, Juliana Almeida Coelho de.
Mundo saúde (Impr.); 40(1): [106-113], mar., 18, 2016.
Português | LILACS | ID: mis-37802
Este estudo objetivou identificar e dar visibilidade aos principais riscos ocupacionais de técnicos em radiologia, associadosà assistência ao paciente portador de múltiplos traumas, em um serviço hospitalar de radiologia convencional. Pesquisaexploratório-descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da técnica de observaçãoparticipante dos atendimentos efetuados pelos técnicos em radiologia num serviço de radiologia convencional de umhospital geral de Florianópolis entre maio e setembro de 2012. As observações que caracterizaram exposição a riscoocupacional foram descritas em diário de campo sendo posteriormente aproximadas e comparadas com o referencialteórico contido na Portaria N 25/1994. Constatou-se que os riscos ocupacionais a que se encontram expostos ostécnicos em radiologia na assistência ao portador de múltiplos traumas estão relacionados à exposição à radiaçãoionizante, fluídos corporais e riscos ergonômicos, negligencia ao uso de equipamento de proteção individual e defeitosnos equipamentos. Os técnicos em radiologia tornam-se mais vulneráveis aos riscos ocupacionais quando prestamassistência ao paciente politraumatizado.(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1