Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Características sociodemográficas e padrão de consumotabagístico de fumantes que procuram atendimento emprogramas de cessação / Socio-demographic characteristics and smoking pattern ofsmokers seeking care in cessation programs

Leal, Alice Cristine de Souza; Silveira, Ana Clara; Freire, Ana Paula Coelho Fiqueira; Santos, Ana Paulo Soares; Ramos, Dionei; Ramos, Ercy Mara Cipulo; Uzeloto, Juliana Souza; Dantas, Vanessa de Melo; Oliveira, Gabriela Martins de.
Mundo saúde (Impr.); 41(2): [163-169], maio 2017. tab
Português | LILACS | ID: mis-39051
Conhecer as características de tabagistas é fundamental para estruturar adequadamente os programas de cessaçãotabagística, de forma a atender as necessidades específicas dessa população. Analisar características sóciodemográficase o padrão de consumo tabagístico de fumantes que procuram atendimento em programas de cessação. Foi realizadaanálise retrospectiva de 38 meses dos dados da avaliação inicial de tabagistas que buscaram o Programa de Orientaçãoe Conscientização Antitabagismo da UNESP-Presidente Prudente. A amostra foi constituída de 209 mulheres e 150homens com idade de 48,16±12 anos; 34% cursaram ensino médio completo ou superior incompleto; 38,44%apresentaram nível elevado de dependência e 72,15% se apresentaram na fase motivacional de contemplação. Nestetrabalho foram evidenciadas algumas características de tabagistas que procuram atendimento especializado paraa cessação tabagística. Esses achados facilitarão a abordagem por profissionais que trabalham com essa temática,permitindo melhor direcionamento no tratamento e consequentemente aumento na taxa de sucesso na cessaçãotabagística dessa população(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1