Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Estudo da alteração da percepção gustativa em usuáriosde medicamentos antidepressivos / Study of the alteration of gustatory perception in users ofantidepressant drugs

Almeida, Juliane Angelica Reges; Brazil, Jamille Marinho; Matos, Talita Batista; Silva, Lucas Almeida; Milagres, Maria Patrícia.
Mundo saúde (Impr.); 41(2): [170-179], abr. 2017. ilus, graf
Português | LILACS | ID: mis-39056
O uso de medicamentos antidepressivos tem aumentado alarmantemente na sociedade, vale ressaltar que algunsmedicamentos quando utilizados de forma crônica e/ou associados pode acarretar em alterações no paladar. Opaladar fornece informações indispensáveis sobre os alimentos, evitando, por exemplo, a ingestão de alimentos nãoaptos para o consumo. Nesse contexto, o presente estudo objetivou verificar a sensibilidade gustativa, para os gostosdoce e salgado, em usuários de medicamentos antidepressivos. A pesquisa foi realizada com 80 indivíduos, sendo 40usuários de medicamentos antidepressivos e os outros não usuários de antidepressivos. No grupo teste foi aplicadoum questionário estruturado socidemográficos e estilo de vida, realizado avaliação nutricional e análise do prontuáriosobre o uso de medicamentos. A avaliação da sensibilidade gustativa foi realizada pelo teste de limite de percepção,ou seja, método rápido do tipo 3-Alternative Forced Choice para o grupo teste e controle. Observou-se que o limitede percepção dos gostos doce e salgado estão aumentados nos usuários de medicamentos antidepressivos quandocomparados ao grupo controle, apresentando diferença significante (p>0,05) entre os índices limiares dos grupos. Logo,notou-se que os usuários de medicamentos antidepressivos, pela determinação do índice limiar, possuem uma menorsensibilidade gustativa aos gostos doce e salgado(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1