Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

In vitro reduction of pathogenic sporothrix schenckiifungus by photodynamic therapy / Terapia fotodinâmica na redução in vitro do fungopatogênico sporothrix schenckii

Guirado, Gunther Monteiro de Paula; Navarro, Ricardo Scarparo; Rossoni, Rodnei Dennis; Junqueira, Juliana Campos; Feitosa, Luciano dos Santos.
Mundo saúde (Impr.); 41(2): [138-143], apr. 2017. ilus, graf
Inglês | LILACS | ID: mis-39058
A esporotricose é uma doença que afeta os vasos linfáticos, pele e alguns órgãos internos. A maioria dos casos seapresenta como uma micose subaguda à crônica, provocada por fungos do complexo Sporothrix schenckii, bastantecomuns em regiões tropicais. O objetivo deste estudo foi avaliar a suscetibilidade aos efeitos da inativação fotodinâmicaem células leveduriformes de fungos do complexo Sporothrix schenckii. Para tal, as células viáveis foram separadas emquatro grupos, sendo estes: grupo irradiado com fotossensibilizador (L+F+); grupo irradiado sem fotossensilizador (L+F-),grupo não irradiado com fotossensibilizador (L-F+); e grupo não irradiado sem fotossensibilizador (L-F-). A concentraçãodo fotossensibilizador azul de metileno utilizada foi de 0,1 mg/mL, e a dosagem do laser de Arseneto de Gálio Alumíniofoi de 26,3 J/cm2. Em seguida, foi realizada a contagem das unidades formadoras de colônias (UFCs) em cada grupo.Como principal resultado, verificou-se que o grupo irradiado com fotossensibilizador (L+F+) foi o único que nãoapresentou crescimento de UFCs. Dessa forma, concluiu-se que fungos do complexo Sporothrix schenckii podem serinativados com o uso da terapia fotodinâmica(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1