Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Novas tecnologias para estudo da tuberculose: uma análise da detecção e transmissão de M. tuberculosis circulante / New technologies for the study of tuber culosis: an analysis of the detection and transmission of circulating M, tuberculosis

Rossetti, Maria Lucia Rosa; Costa, Elis Regina Dalla; Silva, Marcia Susana Nunes; Linck, Natali; Silva, PEdro Eduardo Almeida da.
Comun. ciênc. saúde; 28(1): [85-90], jan., 2017.
Português | LILACS | ID: mis-39807
Além de identificar os doentes com tuberculose (TB), é importantemonitorar os genótipos de M. tuberculosis circulantes. Mesmo após aimplantação do Xpert® MTB/RIF, o diagnóstico é ainda realizado apenaspela baciloscopia, que apresenta baixa sensibilidade, na maioria dos laboratórios.Objetivo: Utilizar análises de DNA para o diagnóstico e identificação dosgenótipos circulantes em uma população do Rio Grande do Sul, Brasil.Metodologia: Amostras clínicas foram analisadas pelo Detect-TB (Labtest,MG), por PCR em tempo real (Xpert® MTB/RIF) e comparados a baciloscopia.A genotipagem foi realizada por spoligotyping.Resultados: A acurácia do Detect-TB para a identificação da TB foi similarao Xpert® MTB/RIF, sendo que o Detect-TB foi mais custo-efetivo quandoutilizado em conjunto com a baciloscopia. Os genótipos LAM5, RDRioe like-Pinni2, relacionados a resistência ao tratamento, estavam sendotransmitidos neste grupo, e a maioria dos resistentes a isoniazida (78,5%)e dos resistentes a rifampicina (92,1%) apresentavam as mutações maisconhecidas.Conclusão: A aplicação de tecnologias de DNA pode auxiliar no controlede TB, tanto no diagnóstico rápido quanto na identificação de perfisresistentes, viabilizando tratamento adequado aos pacientes(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1