Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Is there a difference between the lifestyle of hypertensive adults and elderly in the Family Health Program? / Existe diferença entre o estilo de vida de hipertensos adultos e idosos do Programa de Saúde da Família?

Aniceto, Rodrigo Ramallho; Souza, Alessandra Araújo de; Santos, Adeilma Lima dos; Leandro, Leonardo da Silva; Gomes, Jarbas Rállison Domingos; Batista, Gilmário Ricarte; Oliveira, Leonardo dos Santos.
Mundo saúde (Impr.); 42(2): [301-315], apr., 2018. tab, graf
Inglês, Português | LILACS | ID: mis-40126
As consequências de comportamentos negativos no estilo de vida podem ser diferentes entre adultos e idosos,especialmente para os hipertensos. Portanto, este estudo comparou o estilo de vida entre adultos e idosos hipertensoscadastrados no Programa de Saúde da Família (PSF) da cidade de Patos-PB. Em um estudo descritivo e transversal,97 hipertensos de ambos os sexos foram aleatoriamente selecionados de PSFs e divididos conforme a idade em doisgrupos: Adultos (<60 anos; n= 44) e Idosos (≥60 anos; n= 53). O estilo de vida foi avaliado pela escala do Perfildo Estilo de Vida Individual (PEVI) composta por cinco componentes: Nutrição, Atividade Física, ComportamentoPreventivo, Relacionamento Social e Controle do Estresse. Cada componente foi classificado em perfil negativo (≤3pontos) ou positivo (≥4 pontos). Os escores do PEVI foram comparados entre os grupos pelo teste U de Mann-Whitney. Associações entre os perfis dos componentes e os grupos etários foram verificadas pelo teste Qui-quadrado.Os resultados demonstraram que os Idosos apresentaram maior proporção de PEVI positivo comparados aos Adultos(P≤ 0,05), respectivamente, para Nutrição (n= 42; 79,2% vs. n= 26; 59,1%) e para Relacionamento Social (n= 49;92,5% vs. n= 34; 77,3%). Conclui-se que os Idosos foram mais propícios a um estilo de vida mais saudável do queos Adultos. Em virtude de ambos os grupos etários apresentarem uma predominância de perfil negativo em AtividadeFísica, sugere-se a adesão dos participantes sujeitos à prática de exercício físico como tratamento não medicamentoso,reduzindo os fatores de risco associados à hipertensão(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1