Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health in School Program in elementary municipal and state education institutions / Programa Saúde na Escola em instituições de educação básica estaduais e municipais

Moraes, Ana Cristina de; Reis, Alessandra Crystian Engles; Rodrigues, Rosa Maria; Conterno, Solange de Fátima Reis; Hernandes, Karen Peres; Fungueto, Larissa; Faller, Tamara Tasca.
Mundo saúde (Impr.); 42(3): [782-806], aug., 2018. tab
Inglês, Português | LILACS | ID: mis-40138
Em 2007 o governo federal instituiu o Programa Saúde na Escola para desenvolver, de forma intersetorial, ações desaúde na escola pautadas na integralidade, intersetorialidade e promoção da saúde. Este estudo objetivou comparar aimplementação do Programa Saúde na Escola em escolas da educação básica estaduais e municipais em cinco municípiosparanaenses. Estudo exploratório de abordagem qualitativa realizado com professores, diretores e demais profissionais queforam entrevistados conforme roteiro estruturado com questões abertas e fechadas. Os dados foram submetidos à análisetemática com auxílio do software Nvivo. Nas escolas municipais, a ênfase dos conteúdos trabalhados é para as atividadesde alimentação e hábitos de vida saudável, nas estaduais estão voltadas para a sexualidade, prevenção de gravideze violência. Nas escolas municipais a intersetorialidade emergiu como contribuinte no atendimento as demandas dosescolares e promoção de saúde, por meio de ações de melhoria na qualidade de vida dos escolares e de seus familiares.Nas Estaduais percebeu-se o distanciamento e falta de entrosamento entre os setores saúde e educação, prejudicandoa qualidade das ações. Em ambas relatam falta de formação dos professores. Conclui-se que é preciso fortalecer aintersetorialidade, a integralidade e a formação dos profissionais para atuar no programa(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1