Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

BVS - Literatura Científico-Técnica

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perception of dental trauma by community health workers in the amazon region / Percepção do trauma dental sob olhar do agente comunitário de saúde no contexto amazônico

Miranda, Giza Hellen Nonato; Davis, Lodinikki Lemoy; Silva Filho, Stelio Moreira da Silva; Fagundes, Nathália Carolina Fernandes; Silva, Ângela Benedita da Costa e; Santos, Márcio Antônio Raiol dos; Lima, Rafael Rodrigues.
Mundo saúde (Impr.); 43(1): [101-116], dec., 2018. tab
Inglês, Português | LILACS | ID: mis-40256
Notando a alta prevalência de traumatismos dentários entre a população, observa-se a importância das medidas a seremtomadas após o trauma para preservação da integridade do órgão dentário. O presente estudo objetivou avaliar a percepçãodos Agentes Comunitários da atenção básica de Saúde (ACS) acerca do traumatismo dentário. Através de uma pesquisaqualitativa transversal, foi utilizado um questionário para 169 ACS pertencentes à região Metropolitana de Belém, Estadodo Pará, Brasil, com o intuito de avaliar a associação entre a experiência dos ACS e seus respectivos conhecimentos eatitudes em relação ao trauma dentário. Após a tabulação dos dados, realizou-se análise estatística por meio do teste deQui-quadrado e exato de Fisher, com nível a=0,05. A análise descritiva revelou que 93,5% dos agentes desconhecem oque é a avulsão dentária, 68% não tentariam reimplantar em caso de avulsão e 53,84% não armazenariam o fragmentodentário em nenhum tipo de solução após o traumatismo, mostrando um desempenho insatisfatório dos ACS, com grandedeficiência no conhecimento básico geral sobre o tema. Além disso, os resultados indicaram que não há associação entrea experiência do ACS e seus respectivos conhecimentos com atitudes em relação ao trauma dento-alveolar. A partir desseestudo foi possível concluir, que as percepções dos ACS sobre o traumatismo dento-alveolar são insuficientes frente a umaeventual ocasião de trauma e que, portanto, são necessários uma melhor formação e um maior entendimento sobre oassunto para que possam ser prestados os primeiros socorros de maneira adequada nos casos de trauma dental(AU)
Biblioteca responsável: BR599.1