Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hiperuricemia assintomática - tratar ou não tratar? - Uma revisão baseada na evidência / Hiperuricemia asintomática - ¿tratar o no tratar? - Una revisión basada en la evidencia / Asymptomatic hyperuricemia - to treat or not to treat? - An evidence based review

Fernandes, Helena Maria Ribeiro; Peixoto, Ana Catarina Andrade; Maia, Bruno Santos; Melo, Filipe Ribeiro; Miranda, Pedro Nuno Rego.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 12(39): 1-6, jan.-dez. 2017.
Artigo em Português | LILACS, Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-848270

Introdução:

A avaliação dos níveis séricos de ácido úrico é realizada com frequência nos Cuidados de Saúde Primários, porém sem evidência científica que a justifique. A abordagem terapêutica subsequente constitui frequentemente um desafio clínico, particularmente no caso da hiperuricemia assintomática (HA). O objetivo desta revisão foi rever a evidência sobre a pertinência do tratamento da HA.

Métodos:

Pesquisa de normas de orientação clínica (NOC), revisões sistemáticas (RS), meta-análises (MA) e estudos originais (EO) no Medline e outros sítios de Medicina Baseada na Evidência, publicados desde abril de 2012 até abril de 2016, em inglês, espanhol e português. Termos MeSH "hyperuricemia" e "asymptomatic conditions".

Resultados:

Cinco estudos cumpriam os critérios de inclusão uma MA, três RS e um EO. A MA e o EO recomendam o tratamento da HA, para a prevenção da disfunção renal e para prevenção de eventos cardiovasculares (CV), respetivamente. Duas RS não recomendam o tratamento da HA e uma recomenda uma decisão individualizada para valores de uricemia acima de 9mg/dL, particularmente para a prevenção da gota.

Conclusões:

A evidência científica disponível é escassa, com limitações, e controversa no que diz respeito à instituição de tratamento farmacológico. O significado clínico da HA e sua relação causal com ocorrência de crises agudas de gota, disfunção renal e doença cardiovascular ainda são incertos. Não existe evidência científica que justifique o tratamento farmacológico da HA em doentes assintomáticos (SOR B). São, por isso, necessários mais estudos, metodologicamente robustos e orientados para o paciente.
Biblioteca responsável: BR1931.9
Localização: BR408.1