Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Spatial analysis and climatic factors related to dengue in a small municipality of São Paulo, Brazil / Análise espacial e fatores climáticos relacionados à dengue, em município de pequeno porte de São Paulo, Brasil

Neto, João Peres; Fonseca, Emilio Prado da; Sousa, Maria da Luz Rosário de; Tennant, Marc.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(1): 5-8, jan-mar.2018. graf, tab, mapas
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-876339

Objetivo:

analisar a relação das variáveis climáticas, temperatura e precipitação pluviométrica, com a dengue, além de identificar possíveis áreas de maior concentração espacial de casos confirmados de dengue.

Métodos:

Trata-se de um estudo ecológico com dados secundários do município de Ubirajara/ SP. Os casos confirmados de Dengue, assumidos como desfecho, foram obtidos junto ao Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN) do Ministério da Saúde; enquanto os dados climáticos utilizados como variáveis independentes foram temperatura e precipitação, os quais foram fornecidos pelo Centro de Meteorologia de Bauru/ SP - IPMet, no período de 2007 a 2015. Utilizou- se a correlação Pearson (r) para as análises estatísticas. Os endereços foram geocodificados e relacionados com a base cartográfica digital do município, por meio do software QGIS. Foi elaborado o mapa temático segundo o estimador de intensidade de Kernel.

Resultados:

Foram notificados 187 casos de dengue no período do estudo; no entanto, somente em 2015 registraram-se 119 casos (63,7%), com um coeficiente de incidência de 25,39 casos por 1.000 habitantes. A temperatura média anual se correlacionou positivamente com os casos de dengue e r (Pearson) = 0,6889, p = 0,0401 (α = Erro tipo I) e ß = 0,6652 (Erro tipo II). O mapa de Kernel identificou quatro áreas de maior concentração para a transmissão da dengue.

Conclusões:

A relação do aumento da temperatura com os casos de dengue exige respostas adequadas das instituições, como o acompanhamento permanente de tendências, de construção de modelos preditivos e de formulação de planos que façam uso de análise espacial na identificação de áreas prioritárias para as ações que serão realizadas. (AU)

Assuntos

Dengue
Biblioteca responsável: BR1780.2