Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Salivary levels of SIgA and perceived stress among dental students / Imunoglobulina A salivar e fatores de estresse em estudantes de odontologia

Sangiorgio, João Paulo Menck; Seixas, Gabriela Fleury; Ramos, Solange de Paula; Dezan-Garbelini, Cássia Cilene.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(1): 9-16, jan-mar.2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-876340

Introdução:

o estresse acadêmico pode prejudicar a imunidade das mucosas e expor os estudantes de odontologia a um maior risco de infecções. Este estudo teve como objetivo avaliar os fatores de estresse em estudantes de odontologia e sua relação com a variação nos níveis de SIgA.

Metodologia:

Todos os alunos (n = 289) foram convidados a fazer parte do estudo, dos quais 207 (71,63%) participaram efetivamente, sendo 152 (73,4%) do sexo feminino. No dia da coleta de dados, os alunos responderam ao Questionário de Estresse no Ambiente Odontológico (DES) e foram coletadas amostras de saliva não estimuladas para determinação da taxa de fluxo salivar, da concentração de SIgA e da taxa de secreção.

Resultados:

os escores do DES foram maiores no gênero feminino (78,97 ± 16,42), mas não foram observadas correlações entre a soma dos escores DES e os parâmetros salivares (P = 0,08). Observou-se uma relação inversa moderada entre as taxas de secreção de SIgA e as subescalas Desempenho Acadêmico (P = 0,01), Relações Interpessoais (P = 0,02) e Insegurança em relação ao futuro profissional (P = 0,05). Uma correlação fraca foi encontrada entre a concentração de SIgA e os itens quantidade de trabalho exigido em sala de aula (P = 0,02), falta de autoconfiança para ser um dentista de sucesso (P = 0,01), falta de tempo para relaxar ou para lazer (P = 0,01), responsabilidades financeiras (P = 0,02) e saúde física pessoal (P = 0,005). Também foram encontradas correlações fracas entre as taxas de secreção de SIgA e os itens DES para falta de cooperação por parte do paciente em seus cuidados (P = 0,003), Atraso ou falta de pacientes nas consultas (P = 0,02), falta de autoconfiança para ser um dentista bem sucedido (P = 0,008), saúde física pessoal (P = 0,019) e outros.

Conclusão:

diferentes fontes de estresse foram observadas entre os estudantes do primeiro ao quinto ano e alguns desses fatores podem afetar negativamente a secreção de SIgA. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2