Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características epidemiológicas da mortalidade de pacientes de 0 a 18 anos em um hospital de urgência / Epidemiological characteristics of infant mortality in an urgency hospital

Santos, Beatriz Ramalho; Alves, Áquila Talita Lima Santana; Faro, André.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(1): 28-34, jan-mar.2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876346

Introdução:

A saúde de crianças e adolescentes tem passado por transformações decorrentes do processo de transição epidemiológica e dados sobre mortalidade ajudam a entender esse fenômeno.

Objetivos:

caracterizar a mortalidade de crianças e adolescentes em um hospital de urgência em Sergipe nos anos 2013 e 2014 e analisar a relação entre a Causa Básica e a Causa Imediata do óbito.

Métodos:

estudo descritivo e exploratório, realizado por meio do levantamento de informações do banco de dados da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos da instituição, com o qual foram obtidas as estatísticas descritivas para a caracterização do perfil amostral por idade, sexo, ano do óbito e causas do óbito. Para a avaliação da relação entre a Causa Básica e Causa Imediata de óbito, analisaram-se valores absolutos e percentuais quanto aos tipos de entrada (Causa Básica) e desfecho (Causa Imediata).

Resultados:

houve 440 óbitos, e 58,9% (n = 259) foram do sexo masculino. A relação entre a Causa Básica e a Imediata mostrou que as doenças infecciosas são a principal Causa Imediata de óbito em oito das onze categorias da Causa Básica.

Conclusão:

as doenças infecciosas exibem notável impacto na mortalidade hospitalar de crianças e adolescentes. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2