Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de sono, qualidade de vida e rendimento escolar de crianças no litoral sul da Paraíba / Quality of sleep, quality of life and school results amidst children of noncoastal south of Paraíba

Souza, Lisânia Thais Nascimento de; Tomaz, Renata Ramos.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(1): 42-47, jan-mar.2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876352

Introdução:

O sono é um acontecimento fisiológico normal em todos os seres humanos. Quando há uma alteração durante esse processo, ocorrem também danos à saúde dos indivíduos, inclusive de crianças.

Objetivo:

Avaliar a qualidade de sono, a qualidade de vida e o rendimento escolar de crianças em um município no litoral sul da Paraíba.

Método:

A amostra do estudo foi constituída por 20 crianças saudáveis entre 5-10 anos, de ambos os sexos. Utilizou-se o questionário pediátrico sobre a qualidade de vida (PedsQL™ 4.0), a Escala de Distúrbios do Sono em Crianças (EDSC), e o rendimento escolar foi avaliado por meio das notas inseridas no Diário Escolar. A análise estatística foi por meio do software Statistical Package for the Social Science, versão 17.0. Foram usados o teste de Kolmogorov-Smirnov e o teste de correlação de Sperman.

Resultados:

Observou-se a prevalência da hiper-hidrose do sono (HS) em 15%, e o distúrbio respiratório do sono (DRS) em 10% das crianças. Foi identi-ficada uma moderada correlação positiva e significativa entre o rendimento escolar do primeiro e segundo bimestres (r= 0,6; p<0,01), entre dimensões emocionais e o rendimento escolar do primeiro bimestre (r= 0,4; p=0,03), ainda os DRS e o rendimento escolar do segundo bimestre (r= 0,4; p=0,03). Observou-se, ainda, uma moderada correlação negativa e significativa entre os distúrbios do despertar e as dimensões emocionais (r= -0,4; p=0,04).

Conclusão:

A má qualidade do sono foi capaz de causar danos à qualidade de vida e ao rendimento escolar das crianças avaliadas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2