Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico e clínico de uma amostra populacional de pacientes com acromegalia no estado de Alagoas / Clinical and epidemiological profile of a sample population of patients with acromegaly in the state of Alagoas

Barboza, Haiana Madeiro de Melo; Oliveira, Diandra Lourena Lopes de; Ricardo, Gustavo Piech; Albuquerque, Camila Suassuna de; Ferreira, Thaís de Alencar Mendonça.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(1): 60-64, jan-mar.2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876357
Objetivo: determinar o perfil epidemiológico e clínico de pacientes com acromegalia no Estado de Alagoas. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, observacional, que foi realizado na Farmácia de Medicamentos Excepcionais do Estado de Alagoas, abrangendo 12 pacientes com acromegalia dessa instituição, correspondendo a 85% dos acromegálicos do Estado de Alagoas. Resultados: dos 12 pacientes estudados, a média de idade foi de 50,8 +/- 12,1 anos e, no momento do diagnóstico, uma média de idade de 44,5 +/- 11,6 anos. Foram realizados exames de imagem em 91,6% dos pacientes, em que se evidenciou macroademona hipofisário no momento do diagnóstico. A octreotida foi o medicamento principal, utilizado em 92% dos pacientes. Conclusão: O estudo corrobora, em boa parte dos dados, a literatura atual e revela a necessidade de maior precocidade de diagnóstico e início de terapêutica adequada, evitando o surgimento de comorbidades e complicações típicas da doença. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2