Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trinta anos de dengue no Ceará: história, contribuições para ciência e desafios no cenário atual com tripla circulação de arbovírus / Thirty years of dengue in Ceará: history, contributions to science and challenges in the current scenario with triple arbovirus circulation

Cavalcanti, Luciano Pamplona de Góes; Barreto, Francisca Kalline de Almeida; Oliveira, Rhaquel de Morais Alves Barbosa; Canuto, Ilana Frota Pontes; Lima, Antônio Afonso Bezerra; Lima, José Wellington de Oliveira; Escóssia, Kiliana Nogueira Farias da; Martins, Victor Emanuel Pessoa; Alencar, Carlos Henrique; Perdigão, Anne Caroline Bezerra; Lima, Danielle Malta; Ramalho, Izabel Letícia Cavalcante; Araújo, Fernanda Montenegro de Carvalho.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 6(1): 65-82, jan-mar.2018. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876358

Introdução:

Embora os primeiros casos de dengue no estado do Ceará tenham ocorrido em 1986, há registros da presença do mosquito Aedes aegypti desde os anos de 1851/1852. Mesmo após 30 anos, a dengue permanece como um problema grave de saúde pública com epidemias cada vez mais frequentes.

Objetivo:

Resgatar, reunir e sintetizar a evidência científica produzida nos primeiros 30 anos de dengue no Ceará, contribuindo para melhorar sua compreensão e as intervenções de vigilância e controle.

Métodos:

Realizou-se uma revisão de literatura com busca de artigos (inglês, português e espanhol) nas bases de dados Pubmed, Scielo, Clinicalkey, Lilacs, Google Acadêmico e banco virtual de teses e dissertações da CAPES, além de livros. O período de 1986 a 2016 foi usado como limite de busca e a mesma foi realizada entre os meses de agosto a novembro de 2016. Utilizaram-se os descritores controlados dengue, Ceará, Fortaleza e Aedes; com interposição do operador boleano "AND".

Resultados:

Foram identificadas 574 publicações potencialmente elegíveis, sendo 461 artigos e 113 dissertações ou teses. Foram retirados 272 artigos duplicados ou que não atenderam aos critérios de inclusão. Foram lidos 114 artigos publicados em 60 revistas diferentes, sendo 72,8% artigos completos, 75,2% em inglês, 42,2% experimentais e 81,5% com abordagem quantitativa. Foi publicado apenas um artigo na década de 1980, já na década seguinte foram sete, número que cresceu bastante nos anos 2000, com 38 artigos. No entanto, já há 69 artigos publicados apenas na primeira metade da década de 2010. No período, o Ceará confirmou quase um milhão de casos de dengue, com a circulação dos quatro sorotipos (DENV1 - 1986, DENV2 - 1994, DENV3 - 2002 e DENV4 - 2011) e registrou pelo menos 14 epidemias. A partir de 2015, o Ceará passou a apresentar um cenário diferenciado de tripla epidemia, com a cocirculação autóctone de dois outros arbovírus Chikungunya e Zika.

Conclusão:

Nesse período de 30 anos (1986-2016), o Ceará vivenciou várias epidemias de dengue, e, de certa forma, isto vem impulsionando a busca por respostas para o controle desta doença. Há claramente um crescimento em número de artigos publicados a cada ano, revelando a pujança dos grupos locais, que contribuiu de forma importante para a produção científica em diversos fatores relacionados à compreensão da epidemiologia e controle da dengue. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2