Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O desafio da mudança: a transformação curricular de um Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade / El desafío del cambio: la transformación curricular de un Programa de Residencia de Medicina de Familia y Comunidad / The challenge of change: the curricular transformation of Family a and Community Medicine Residency Program

Ferreira, Natalia Madureira; Cunha, Gustavo Tenorio; Dias, Nicole Geovana.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 13(40): 1-12, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-882179

Introdução:

Um dos eixos centrais do Programa Mais Médicos para o Brasil prevê a reestruturação nas residências de Medicina de Família e Comunidade do país, de modo que elas estejam adequadas à nova legislação, sendo pré-requisito para as demais residências médicas do país. Para esta mudança, é necessário que os programas existentes adaptem os seus programas de modo que estes estejam em consonância com o que se espera de um Médico de Família e Comunidade.

Objetivo:

Analisar a experiência da Universidade Federal de Uberlândia e a metodologia utilizada na reforma curricular do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade.

Métodos:

Estudo de caso com análise documental sobre o produto, atas e demais documentos construídos durante as três oficinas de reforma curricular executadas, além dos marcos regulatórios.

Resultados:

A metodologia utilizada nestas oficinas englobou o Arco de Maguerez como estratégia problematizadora que dialoga com a Pedagogia Progressista de Paulo Freire. Para participar das oficinas, foram convidados residentes, gestor, preceptores e docentes. Trabalhou-se com a matriz de planejamento estratégico Análise FOFA (Fortaleza, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça) para realizar o diagnóstico situacional do programa; elencaram-se ainda os estágios a serem desenvolvidos, bem como os princípios pedagógicos utilizados e as ferramentas avaliativas.

Conclusão:

Observou-se uma mudança significativa no programa da residência com envolvimento principalmente de preceptores e residentes engajados na implementação desta nova proposta. Os desafios encontrados foram parcialmente superados, porém ainda existem questões relacionadas principalmente à dinâmica ensino-serviço que precisa ser melhor estruturada para a efetivação do novo programa.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1