Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Triagem neurológica de recém-nascidos pré-termo com hemorragias peri e intraventriculares: estudo transversal observacional / Neurological screening of preterm infants with peri- and intra-ventricular hemorrhage: observation transversal study

Maglione, Andréa Vancetto; Golin, Marina Ortega; Sarni, Roseli Oselka Saccardo.
ABCS health sci ; 43(1): 3-9, maio 18, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-883994

INTRODUÇÃO:

Recém-nascidos pré-termo (RNPT) com menos de 27 semanas de idade gestacional apresentam vulnerabilidade para o desenvolvimento de hemorragias peri e intraventriculares (HPIV), o que pode afetar a mielinização e organização do córtex cerebral, acarretando possíveis prejuízos ao desenvolvimento.

OBJETIVO:

Avaliar o comportamento neurológico de RNPT acometido por HPIV com e sem sepse segundo a versão resumida do Método Dubowitz, delimitar a presença de itens desviantes da avaliação e comparar com as respostas obtidas pelo grupo controle (sem HPIV).

MÉTODOS:

Estudo transversal realizado no Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo (SP). Os RNPT foram divididos em três grupos, sendo dois estudos (HPIV e HPIV + sepse) e um controle. Os participantes foram avaliados com idade correspondente ao termo. A versão resumida do método, utilizada como triagem para recém-nascidos de risco neurológico é constituída por 12 itens. As análises foram realizadas segundo pontuações desviantes nestes itens e comparadas com as pontuações esperadas para a normalidade. Os dados obtidos foram comparados na pontuação resumida e na pontuação da versão íntegra.

RESULTADOS:

A frequência de RNPT com pontuações atípicas foram 40% no grupo HPIV + sepse, 10% no grupo HPIV e 15% no controle.

CONCLUSÃO:

A HPIV de forma isolada não parece ser um fator significante para presença de itens desviantes no Método Dubowitz resumido. A presença de HPIV em graus mais severos esteve associada à presença de sepse. Os RNPT com HPIV associada à sepse obtiveram pior desempenho neurológico.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1