Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O significado da dor para mulheres em braquiterapia ginecológica: abordagem fenomenológica na consulta de enfermagem / El significado del dolor para las mujeres en la braquiterapia ginecológica: enfoque fenomenológico en la consulta de enfermería / The meaning of pain for women in gynecological brachytherapy: phenomenological approach in nursing consultation

Araujo, Cláudia Regina Gomes de; Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa; Menezes, Harlon França de; Cunha, Maria Amália de Lima Cury; Santiago, Adriana da Silva; Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(3): 612-618, jul.-set. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-906167

Objetivo:

Identificar a percepção da dor para mulheres em braquiterapia ginecológica na consulta de enfermagem.

Método:

Estudo qualitativo, realizado entre fevereiro a novembro de 2012, apoiado na abordagem da Fenomenologia Sociológica Compreensiva de Alfred Schutz. Treze mulheres participaram, maiores de dezoito anos, submetidas à braquiterapia ginecológica de dois serviços de radioterapia localizados no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.

Resultados:

Uma característica que sobressaiu a partir dos depoimentos se referiu à dor na braquiterapia ginecológica, em que as mulheres revelaram o anseio por superá-la.

Conclusão:

Tal anseio independe da idade e do grau de instrução, é comum a todas e oriundo do vivido com o câncer. O que modifica é a maneira como se apresenta e a sua intensidade, que variam conforme a singularidade de cada sujeito
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1