Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As contribuições da disciplina "Terapias complementares com ênfase em plantas medicinais" na prática profissional dos enfermeiros / Contribuciones de la asignatura "Terapias complementarias, com énfasis em plantas medicinales" em la práctica profesional de las enfermeras / Contributions of the discipline "Complementary therapies with emphasis on medicinal plants" in the nurses' professional practice

Lopes, Ana Carolina Padua; Ceolin, Teila; Ceolin, Silvana; Lopes, Caroline Vasconcellos.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(3): 619-625, jul.-set. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-906172

Objetivo:

O estudo tem o objetivo de analisar as contribuições da disciplina optativa "Terapias complementares com ênfase em plantas medicinais" na prática dos enfermeiros egressos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Método:

Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em setembro e outubro de 2015, totalizando 12 enfermeiros.

Resultados:

Mostram a importância da disciplina na prática profissional e no contexto familiar dos participantes. Os enfermeiros destacaram o suporte teórico e prático da disciplina para a aplicabilidade das terapias complementares e plantas medicinais no cotidiano laboral. Contudo, relataram diversas dificuldades para sua aplicação, dentre os quais a falta de protocolos, a descontinuidade do cuidado nessa linha por colegas e a carência de conhecimento aprofundado da temática.

Conclusão:

Mudanças na educação das universidades são necessárias a fim de formar profissionais capacitados e qualificados para atuarem nessa área, aplicando o cuidado integral e fortalecendo o sistema de saúde
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1