Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O custo do atendimento aos pacientes com doença renal crônica (DRC), em fase não dialítica de um hospital universitário / El coste del tratamiento a pacientes com enfermedad renal crónica (ERC), em fase no diálisis em um hospital académico / The caring costs for patients bearing chronic kidney disease (CKD), in a non-dialytic phase of a university hospital

Rocha, Izabella Andrade da; Silva, Frances Valéria Costa e; Campos, Tatiane Silva; Marta, Cristiano Bertolossi; Lima, Rafael Abrantes de.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(3): 647-655, jul.-set. 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-906232

Objetivo:

Identificar o custo do atendimento aos pacientes com doença renal crônica (DRC), em fase não dialítica de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro. O tratamento conservador é uma modalidade terapêutica que tem objetivo acompanhar o paciente em todos os estágios da doença.

Métodos:

Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo com abordagem quantitativa e análise de custos realizada em um hospital universitário do estado do Rio de Janeiro.

Resultados:

Diante do estudo foram delimitados dados como idade, sexo, religião, escolaridade, raça, renda, tipo de acesso, modo de entrada em terapia dialítica, exames, consultas e suas especialidades e medicamentos. Discussão foi discutido ponto a ponto de cada dado observado a fim de destacarmos os custos do tratamento conservador e o aspecto benéfico que está intimamente ligado.

Conclusão:

Evidencia-se, então, a necessidade de incentivar pesquisas para a temática quando aos aspectos epidemiológicos, financeiros e clínicos
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1