Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A percepção da hospitalização pelos adolescentes: contribuições para o cuidado de enfermagem / Percepción de la hospitalización para adolescentes: contribuciones a la atención de enfermería / The hospitalization perception by adolescents: contributions to nursing care

Santos, Maria Fabiane Galdino dos; Almeida, Inez Silva de; Reis, Nathalia da Silva Pimentel; Leite, Dayana Carvalho; Gomes, Helena Ferraz; Costa, Andreia Jorge da.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(3): 663-668, jul.-set. 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-906260

Objetivo:

Compreender as percepções dos adolescentes frente à hospitalização e analisar como os adolescentes vivenciam o processo de hospitalização.

Métodos:

estudo de campo com abordagem qualitativa, método descritivo, utilizando a técnica de entrevista com perguntas semiestruturadas, desenvolvido em uma enfermaria especializada em saúde do adolescente em um hospital universitário no Rio de Janeiro. O período de coleta de dados desenvolveu-se de fevereiro a abril de 2016, sendo entrevistados 14 adolescentes, com a faixa etária de 12 a 18 anos.

Resultados:

a partir das unidades de registros que foram agrupadas, definiram-se duas categorias frente à hospitalização repercussões do processo de hospitalização na vida dos adolescentes e formas de enfrentamento durante a hospitalização.

Conclusão:

conclui-se que os profissionais de enfermagem precisam conhecer e compreender a realidade do adolescente para oferecer um cuidado capaz de fazer com que eles enfrentem melhor o adoecimento e a hospitalização
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1