Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados de enfermagem a um paciente portador de tuberculose pulmonar e comorbidades: relato de caso / Nursing care to a patient having pulmonary tuberculosis disease and comorbidites: case report / Cuidados de enfermería a paciente de la tuberculosis pulmonar y comorbilidades: presentación de um caso

Guimarães, Tânia Maria Rocha; Amorim, Camila Torres; Barbosa, Emanuella Fernanda França; Silva, Fabíola Mirellys da; Farias, Cynthia Emanuelle Lima; Lopes, Bianka Santos.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(3): 683-689, jul.-set. 2018. ilus, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-906334

Objetivo:

Realizar um estudo de caso de um jovem portador de tuberculose pulmonar (TP) e construir um plano de assistência de enfermagem, visando a melhoria da qualidade de vida do paciente.

Métodos:

Estudo de caso com abordagem qualitativa de um paciente portador de TP, hipertensão arterial pulmonar, desnutrição e alcoolismo, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) em Recife-PE, no período de março a junho de 2016. A coleta de dados foi realizada mediante anamnese, exame físico, análise do prontuário, pesquisa literária e histórica de enfermagem.

Resultados:

Identificamos 13 diagnósticos de enfermagem padrão respiratório ineficaz, nutrição/fadiga, manutenção ineficaz da saúde e do lar, distúrbios da identidade/autoestima, risco de solidão/suicídio e angustia espiritual.

Conclusão:

A enfermagem tem especial importância nas ações de controle da TP realizando a supervisão do tratamento, evitando o abandono e a tuberculose resistente, garantindo a adesão e um tratamento bem-sucedido
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1