Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autocuidado de usuários com diabetes mellitus: perfil sociodemográfico, clínico e terapêutico / The self-care of users bearing diabetes mellitus: socio-demographic, clinical and therapeutic profiles / Auto-cuidado de los pacientes con diabetes mellitus: sociodemográfico, clínico y terapéutico

Santos, Emmanuela Mota; Souza, Valesca Patriota; Correio, Isla Amaral Gonzaga; Correio, Ellen Barbosa Santos.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(3): 720-728, jul.-set. 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-906400

Objetivo:

Descrever o perfil sociodemográfico clínico e terapêutico e as atividades de autocuidado de usuários com diabetes mellitus em um serviço de atenção básica.

Métodos:

Estudo transversal, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde, entre outubro de 2015 e outubro de 2016, em uma área urbana do Município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil, com 164 usuários com diabetes mellitus. Os dados foram obtidos mediante entrevista, utilizando-se dois questionários estruturados.

Resultados:

Os resultados apontam para uma situação caracterizada pela prevalência de usuários do sexo feminino (53,7%), com média de idade de ± 59,66 anos, monitorização da glicemia capilar satisfatória (87,8%) e com maior pontuação para as práticas medicamentosas.

Conclusão:

Conclui-se ser necessário o fornecimento de programas educativos por uma equipe multiprofissional, direcionados aos usuários com diabetes mellitus com o intuito de atender à complexidade do cuidado
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1