Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A iniciação e abuso de drogas na adolescência: revisão narrativa / Drug initiation and abuse during adolescence: a narrative review / Iniciación y la drogadicción en la adolescencia: revisión narrativa

Ventura, Jeferson; Ribas, Taciano; Gehlen, Maria Helena; Paula, Saul Ferraz de; Ferreira, Carla Lizandra; Pereira, Adriana Dall'asta.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(4): 1169-1175, out.-dez. 2018. il
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-915551

Objetivo:

Conhecer as produções cientificas nacionais referentes a iniciação e abuso de drogas e substancias psicoativas na adolescência.

Método:

pesquisa narrativa com abordagem qualitativa, não foi utilizada delimitação temporal devido à escassez de referências sobre o tema proposto.

Resultados:

Percebeu-se com o estudo a delimitação de 2 (duas) categorias que permeiam a iniciação e abuso drogas, sendo indicadas significativamente nos estudos que norteiam o assunto.

Conclusão:

Com o estudo percebeu-se que a iniciação de jovens usuários de drogas é gradativa e delimitada por fatores intrínsecos do jovem, preocupando a sociedade como um todo. Para tanto, as políticas públicas não estão sendo suficientes para instrumentalizar os profissionais de saúde e os familiares de usuários de drogas, permanecendo uma lacuna na assistência em saúde, e como consequência, problemas sociais e familiares graves
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1