Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A transição funcional de técnico de enfermagem para enfermeiro na perspectiva do profissional / Professionals' view regarding the transition process from a nurse technician to a nurse / El transição funcional del técnico de enfermería para enfermeras: desde la perspectiva del profesional

Souza, Bruna Caroline Hirle de; Cruz, Virginia Luiza da Silva Ponte; Martins, Elizabeth Costa Rose; Moraes, Paula Costa de; Francisco, Marcio Tadeu Ribeiro; Alves, Raphaela Nunes.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(4): 1164-1168, out.-dez. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-915593

Objetivo:

Descrever como o profissional de enfermagem lida com novas atribuições e responsabilidades, identificar e discutir os fatores facilitadores e dificultadores dessa transição para o trabalho de enfermagem.

Método:

Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Os participantes foram treze técnicos de enfermagem que passaram pela transição funcional e atualmente desenvolvem funções enquanto enfermeiros. Apresenta como cenário, unidades cirúrgicas de um hospital universitário, no rio de janeiro. Foram respeitados os aspectos éticos e legais da resolução nº466/2012 do CNS aprovado pelo CEP, com o nº 1.432.069. Utilizou-se a entrevista semiestruturada, para análise dos dados, realizou-se a análise de conteúdo.

Resultados:

Apresenta como categorias o profissional técnico de enfermagem e a transição funcional para enfermeiro e os fatores facilitadores e dificultadores na transição funcional.

Conclusão:

A transição funcional atende a necessidade do técnico na busca por conhecimento científico, crescimento profissional e evolução pessoal
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1