Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mobiliários e instalações sanitárias em unidades de saúde da família: acessibilidade física para pessoas com deficiência / Furniture and sanitary facilities in family health units: accessibility for physical disability

Martins, Kaisy Pereira; Medeiros, Thayris Mariano de; Costa, Tatiana Ferreira da; Costa, Kátiva Neyla de Freitas Macêdo; França, Inácia Sátiro Xavier de.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(4): 1150-1155, out.-dez. 2018. il
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-915684

Objetivo:

Investigar a acessibilidade física de mobiliários, equipamentos e instalações sanitárias em Unidades de Saúde de Família.

Método:

Trata-se de pesquisa descritiva exploratória, de base populacional, realizada nas Unidades de Saúde da Família do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Utilizou-se um checklist fundamentado na Norma Brasileira 9050.

Resultados:

Dos 90 prédios avaliados, 83,3% dos balcões e das mesas de trabalho e 85,6% dos assentos ambulatoriais estão adequados, como preconizado pela legislação. Entretanto, apenas 24,4% dos bebedouros estão instalados adequadamente. Nenhuma das unidades apresentou textos contendo orientações e instruções escritas em braille; 60,0% não têm sanitários adequados, e 92,2% não estão devidamente sinalizados.

Conclusão:

Ainda são muitas as barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência para o uso dos serviços de atenção básica à saúde. Nesse sentido, se faz necessário, intervenções específicas a esse grupo populacional e a avaliação das políticas públicas, para efetivar tudo o que é garantido por lei
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1