Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de exames citopatológicos coletados em Estratégia de Saúde da Família / Profile of cytopathologic exams collected in a family health strategy / Perfil de examenes citopatológicos colectados en estrategia de salud de la familia

Dias, Carolline Fredes; Micheletti, Vania Celina Dezoti; Fronza, Edegar; Alves, Juliana da Silva; Attademo, Carolinne Vargas; Strapasson, Márcia Rejane.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(1): 192-198, jan.-mar. 2019. tab., graf.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-968467

Objetivo:

Descrever o perfil dos exames citopatológicos coletados em um serviço de Estratégia da Saúde da Família (ESF) na região metropolitana de Porto Alegre-RS.

Método:

Estudo transversal descritivo retrospectivo, realizado em um serviço de ESF na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A amostra foi composta de 201 prontuários com laudos de exames de mulheres que realizaram o exame de câncer do colo do útero no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Os dados foram analisados no programa SPSS versão 21.0. Os resultados dos exames citopatológicos foram classificados de acordo com o sistema de Bethesda, 2001.

Resultados:

3% tiveram resultados dentro dos limites da normalidade e 95% dos laudos registraram células atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas escamosas (ASC-US) e glandulares (AGUS) e 2% das mulheres apresentaram neoplasia.

Conclusão:

Sugere-se implantar estratégias para qualificação do processo de coleta e análise laboratorial de material citopatológico, garantindo segurança diagnóstica
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR 1208.1