Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Infecção em acesso temporário para hemodiálise em pacientes com insuficiência renal crônica / Infections in temporary access for hemodialysis in chronic renal failure patients / Infección en el acceso temporal para hemodialisis en pacientes con insuficiencia renal crónica

Reisdorfer, Arion Saraiva; Giugliani, Roberto; Gouveia, Viviane de Araújo; Santos, Emmanuela Kethully Mota dos; Silva, José Jairo Teixeira da.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(1): 20-24, jan.-mar. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-968478

Objetivo:

Avaliar a ocorrência de infecções em pacientes com insuficiência renal crônica em uso do cateter temporário duplo-lúmen (CTDL).

Método:

Estudo prospectivo ou de seguimento realizado em uma Clínica de Nefrologia, em Recife (PE), Brasil, entre os meses de janeiro de 2009 a dezembro de 2010. A coleta foi realizada por meio da avaliação clínica e de prontuários de 88 pacientes com insuficiência renal crônica (IRC) em tratamento hemodialítico. Os dados foram analisados por meio da quantificação das variáveis contidas no instrumento de coleta.

Resultados:

A infecção do sítio de inserção do cateter ocorreu em 52,3% dos pacientes, e em 47,7% foi verificada a infecção da corrente sanguínea associada ao cateter.

Conclusão:

É primordial a conscientização da equipe de saúde em relação aos cuidados na implantação e manipulação do cateter. As condições de higiene do paciente contribuem com processos infecciosos, sendo assim, ele precisa ser informado sobre os riscos de infecção
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1