Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização e tratamento de úlceras do pé diabético em um ambulatório / Characteristics and treatment of diabetic foot ulcers in an ambulatory care / Características y tratamiento de las úlceras diabéticas en un cuidado ambulatorio

Andrade, Lidiane Lima de; Carvalho, Gabrielly de Carly Pereira; Valentim, Fernanda Albyege Alves de Andrade; Siqueira, Werllinson Azevedo; Melo, Fabrícia Maria de Araújo Bustorff; Costa, Marta Miriam Lopes.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(1): 124-128, jan.-mar. 2019. tab.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-968499

Objetivo:

Caracterizar as úlceras do diabéticode pacientes atendidos em um ambulatório e investigar qual o tratamento dispensado a estas lesões.

Método:

Estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado no ambulatório de um hospital universitário, tendo como sujeitos, 56 pacientes. Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro abordando dados sociodemográficos e clínicos, dados de caracterização e de tratamento das úlceras do pé diabético.

Resultados:

A faixa etária dos indivíduos variou de 38 a 84 anos. Verificou-se que 40 (71,4%) tinham histórico familiar de diabetes. Quanto à classificação da ferida, 27 (34,6%) apresentavam a lesão na fáscia plantar e 20 (35,7%) apresentavam esfacelo no leito da ferida. Em relação ao tratamento, em 45 (80,3%) das lesões foi utilizado ácidos graxos essenciais.

Conclusão:

Os resultados reforçam a importância da caracterização/ avaliação das lesões para escolha de um tratamento eficaz, o que reduz a gravidade de complicações. Descritores Pé diabético, Cuidados de enfermagem, Cicatrização de feridas
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1