Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factores asociados a la satisfacción vital en una muestra representativa de personas mayores de argentina / Factors associated to vital satisfaction in a representative sample of older people from argentina / Fatores associados à satisfação vital em uma amostra representativa de pessoas maiores da argentina

Acosta, Laura Débora.
Hacia promoc. salud ; 24(1): 56-69, ene.-jun. 2019. tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-984488
Resumo

Objetivo:

Analisar os fatores associados à satisfação vital em adultos maiores da Argentina, em 2012.

Materiais e métodos:

Utilizaram se dados da Enquete Nacional sobre Qualidade de Vida de Adultos Maiores ―ENCaViAM―. Analisou-se a satisfação vital e sua associação com as características sócio demográficas, condições de saúde, redes e uso do tempo livre, segundo sexo. Realizou-se análise multivariado a través de regressão logística.

Resultados:

As variáveis relacionadas com uma maior satisfação vital em homens e mulheres foram maior idade; menor nível educativo; trabalhar como voluntaria(o) em uma organização da comunidade; participar de viagens e/ou passeios turísticos; reunir-se com amigos e oferecer ajuda a outras pessoas. As variáveis relacionadas com uma menor satisfação vital foram Não conviver em casal; presentar deficiência visual e/ou auditiva; auto percepção de saúde negativa; diagnóstico de depressão. Adicionalmente, em mulheres, se observou uma maior satisfação vital se era aposentada ou pensionista; e em homens, realizar atividade física habitualmente; em mulheres se observou menor satisfação vital se tinha dependência e em homens se tinha auto percepção negativa de memória.

Conclusões:

Estes resultados são de importância para criar ou melhorar políticas tendentes a incidir na qualidade de vida subjetiva do adulto maior na Argentina e ampliar o corpo de conhecimentos em torno aos fatores que afetam a satisfação vital.
Biblioteca responsável: CO54.4