Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vidas preservadas: experiências intersetoriais de prevenção dos acidentes de trânsito / Lives saved: intersectoral experiences in the prevention of traffic accidents

Souza, Edinilsa Ramos de; Ribeiro, Adalgisa Peixoto; Sousa, Carlos Augusto Moreira de; Valadares, Fabiana Castelo; Silva, Juliana Guimarães; Njaine, Kathie; Minayo, Maria Cecília de Souza.
Brasília; Ministério da Saúde;Fiocruz/ ENSP/ Claves;Hucitec; 2014. 143 p. tab, graf.
Monografia em Português | Acervo Claves, FIOCRUZ | ID: cla-3287
Conta a história de uma tragédia urbana representada pela violência no trânsito brasileiro, trazendo o tema para a pauta de uma agenda intersetorial. Maestralmente combinada com a sistematização de um elegante processo avaliativo, examina três propostas estratégicas adotadas ao longo de quase oito anos por municípios parceiros, a partir de ações indutivas originárias de uma decisão de Estado para o enfrentamento de tão grave problema de saúde pública no Brasil, ancorado em atento marco regulatório legal e político. Em estilo agradável e de fácil leitura, a pesquisa desvenda as experiências dos municípios "jogos entre implementadores" identificando dificuldades e desafios e potencialidades e, sobretudo, valorizando a criatividade. Todos, elementos fundamentais nos constantes processos de ajustes e reajustes dos rumos de uma intervenção complexa, multidisciplinar e intersetorial. Vidas preservadas, como o próprio nome indica, traz um sopro de esperança no sentido de instrumentalizar leitores, gestores e comunidade na constante luta para reduzir os milhares de mortos "que gritam por suas vidas perdidas" e os milhares de brasileiros que tiveram o rumo de suas vidas alteradas pelas inestimáveis perdas ou, mesmo, pelas suas próprias incapacidades ou de seus entes queridos, decorrentes de um acidente de trânsito. (AU)
Biblioteca responsável: BR1782.1
Localização: BR1782.1; 363.125, V648, Ex.1, Ex.2