Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gestão do trabalho na atenção básica: a proposta da fundação estatal saúde da família da Bahia / Transformations in health work and training

Andrade, Laíse Rezende de; Teixieria, Márcia; Machado, Cristiani Vieira.
Divulg. saúde debate; (47): 65-76, maio 2012. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-654216

INTRODUÇÃO:

A Estratégia da Saúde da Família (ESF), política nacional iniciada em 1994, tem como principal objetivo reorientar o modelo assistencial, aproximando o cuidado em saúde do cotidiano do usuário, de sua família, comunidade e território.

OBJETIVO:

Analisam-se as estratégias de gestão do trabalho da Fundação Estatal Saúde da Família da Bahia, buscando compreender seus limites e possibilidades para o enfrentamento de problemas de provimento, fixação e qualificação dos trabalhadores para a estratégia de Saúde da Família no estado.

MATERIAL E MÉTODO:

A pesquisa consistiu em um estudo de caso com foco no processo de formulação e no conteúdo da proposta de gestão do trabalho da referida Fundação e compreendeu diversas estratégias metodológicas, com destaque para a análise documental e a realização de entrevistas com atores selecionados.

CONCLUSÃO:

A efetividade do programa dependerá de um conjunto de variáveis histórico-estruturais, ecônomicas e político-institucionais.
Biblioteca responsável: BR512.1