Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização de osso homólogo em reconstrução parcial de maxila: relato de caso clínico / Use of homologous bone in partial reconstruction of the maxilla: a case report

Sallé, Marcos Ribeiro; Vieira, Rogeria Acedo; Fonseca, Alexandre Vieira.
Dent. press implantol ; 9(3): 90-99, July-Sept.2015. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-796650
O presente trabalho tem como objetivo descrever um caso clínico de utilização de enxertos ósseos homólogos na Odontologia, para reconstrução parcial de uma maxila. A diminuição da morbidade dos enxertos, quando comparados com a necessidade de um segundo sítio cirúrgico intrabucal ou extrabucal para utilização de osso autógeno, levou à escolha dessa alternativa para reconstrução óssea do paciente e se mostrou capaz de receber implantes e reabilitação protética com segurança.

Métodos:

foi utilizada uma porção de osso homólogo (crista ilíaca) oriundo do banco de ossos da Universidade Federal do Paraná. Parte do enxerto foi triturada e utilizada para preencher o seio maxilar, e parte foi colocada em aposição na região anterior.

Resultados:

a realização, após oito meses, de um exame tomográfico da região enxertada mostrou disponibilidade óssea suficiente para receber oito implantes com carga imediata.

Conclusão:

o resultado do enxerto com osso homólogo conseguido no caso clínico permitiu que fossem colocados oito implantes nas áreas que receberam enxertos e mostrou-se capaz de receber forças mastigatórias, estáveis e assintomáticos, com carga imediata e durante 15 meses de acompanhamento...
Biblioteca responsável: BR1366.1