Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência dos fatores de risco associados ao peso corporal na infância e adolescência: estudo em pacientes de um Centro de Referência para tratamento nutricional no Rio de Janeiro / Prevalence of risk factors associated with body weight in childhood and adolescence: a study in patients with a Reference Center for nutritional treatment in Rio de Janeiro

Rodrigues, Lúcia Gomes.
Rio de Janeiro; s.n; 2011. 144 p. tab, graf.
Tese em Português | Thesis, FIOCRUZ | ID: the-6329

Objetivo:

Determinar a prevalência e o padrão de distribuição de alterações metabólicas associados ao peso corporal no universo relativo à cobertura ambulatorial para crianças e adolescentes em centro de referencia para tratamento nutricional no Rio de Janeiro.

Materiais e Métodos:

Foram escritos quatro artigos científicos, cada um dos quais com metodologia específica. O primeiro foi uma revisão sistemática, realizada no PubMed e na BVS, sobre a prevalência da SM em crianças e adolescentes. O segundo foi um estudo observacional transversal em amostra ambulatorial de crianças e adolescentes com alterações metabólicas sugeridas como critérios para SM. O cálculo da prevalência da SM se baseou nos critérios e pontos de corte mais freqüentes segundo uma revisão sistemática. O terceiro foi um estudo transversal com crianças e adolescentes atendidos num centro de referência para tratamento nutricional, entre 1997 e 2008. Realizou-se estatística descritiva, teste t para amostra independente e razão de prevalência com 95% de confiança. O quarto artigo consistiu na construção de referenciais teóricos relativos à gênese da SM na presença e ausência de excesso de peso, com base na literatura e no terceiro artigo.
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; R616.398098153, R696p