Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hospitalizações por diarréia infecciosa em crianças, condições de vida e Atenção Básica à saúde no município de Itaboraí, RJ / Hospitalizations for infectious diarrhea in children, social conditions and primary health care in Itaboraí, RJ

Torres, Raquel Maria Cardoso.
Rio de Janeiro; s.n; 2011. 160 p. mapas, tab, graf.
Tese em Português | Thesis, FIOCRUZ | ID: the-6342
No Brasil, a importante diminuição do número de óbitos por diarréia infecciosa nas últimas décadas esteve mais associada à aplicação de técnicas de controle como medicamentos e hidratação oral, do que por transformações nas condições de vida,resultando em importante redução da taxa de mortalidade por diarréia em crianças assim como na diminuição de sua sensibilidade como indicador de desigualdades sociais em saúde. Neste cenário, como o potencial de produção da diarréia tem se mantido, a análise das internações por esse agravo surge como um marcador para compreensão dasituação de saúde da população infantil.

Objetivo:

Analisar a distribuição espaço temporal das internações hospitalares por diarréia em crianças menores de cinco anos de idade, relacionando com as condições de vida e Atenção Básica à saúde do município de Itaboraí.

Método:

Estudo de situação de saúde tendo como unidade de análise o bairro de residência. Foi estabelecido o indicador denominado Razão de Internações porDiarréia em menores 5 anos (RID), que consistiu na divisão das internações por diarréia pelos nascidos vivos. A partir dos dados do IBGE (2000), foi construído um Indicador deCondições de vida (ICV), através do cálculo de 2 índices 1) Estrutura Social, composto por variáveis de renda e escolaridade, e 2) Condições Sanitárias Locais, composto por variáveis de abastecimento de água, esgoto e coleta de lixo. Para analisar a relação daRID e assistência a saúde foram utilizados indicadores do SINASC relacionados a atenção ao parto e pré-natal. As fontes de informação utilizadas foram SIH-SUS e SINASC, para o período 2006-2009. A associação entre as variáveis foi testada pelocoeficiente de Pearson.
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; R618.92, T693h