Your browser doesn't support javascript.

BVS Violência e Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso da metodologia de relacionamento de bases de dados para qualificação da informação sobre os acidentes e agravos relacionados ao trabalho / Using the database linkage methodology for the qualification information on accidents and injuries related to work

Vieira, Manoela Souza Costa.
Rio de Janeiro; s.n; 2014. 155 p. mapas, tab, graf.
Tese em Português | Thesis, FIOCRUZ | ID: the-867
A qualidade dos dados existentes nos sistemas de informação sobre acidente ou doença relacionado ao trabalho segue questionada. O paradoxo de que os bancos não são representativos e os dados são subnotificados caracteriza-se pelo menor número de registros de acidentes e doenças nos bancos gerenciados pelo Ministério da Saúde que notificam todos os casos, independente do tipo de vínculo dos trabalhadores, quando comparado aos bancos gerenciados pelos Ministério da Previdência Social e Ministério do Trabalho e Emprego, restritos aos trabalhadores formais.

Objetivo:

Avaliar a viabilidade de metodologia de relacionamento de base de dado do Sistema Nacional de Agravos de Notificação e Sistema de Informações de Mortalidade na identificação de óbitos relacionados aos acidentes e agravos relacionados ao trabalho, com a ferramenta para a qualificação da informação da vigilância em saúde do trabalhador.

Metodologia:

Estudo descritivo ecológico por meio do método de linkage probabilístico de registros, referente às notificações e investigações de casos confirmados acidentes fatais, graves e com crianças e adolescente do Sinan no período de 2009 a 2012 e o Atestado de Óbito do banco do SIM, de 2009 a 2013. Utilizou-se duas estratégias de múltiplos passos de blocagem distintos. Os resultados foram comparados e foi identificada a mais eficiente, assegurando o maior número de pares verdadeiros, apesar de ter exigido maior tempo de execução e de gerar grande número de pares não verdadeiros que passou por classificação manual. (...)

Conclusões:

A proposta do linkage na aplicação regular em serviço de vigilância de abrangência nacional, deveria ser uma das medidas adotada na rotina dos serviços municipais e estaduais de saúde. Esta proposta vem de encontro ao atual contexto político-institucional, expresso nas estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhada e propiciará a qualificação das grandes bases de dados em saúde disponíveis no País. (AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR526.1; T363.11, V658u