Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização do modelo Calgary em dissertações e teses de enfermagem: estudo bibliométrico / The use of the Calgary model in nursing dissertations and theses: a bibliometric study / Modelo Calgary en las disertaciones y tesis de enfermería: estudio bibliométrico

Costa, Solange Fátima Geraldo da; Oliveira, Regina Célia de; Zaccara, Ana Aline Lacet; Souza, Alice de Fátima Moraes; Gomes, Betânia da Mata Ribeiro; Oliveira, Thaís Costa de.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(4): 1156-1163, out.-dez. 2018. il, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-915602

Objetivo:

Analisar indicadores bibliométricos de dissertações e teses de Enfermagem sobre o Modelo Calgary de Avaliação Familiar (MCAF) produzidas no Brasil.

Métodos:

estudo bibliométrico, cuja amostra foi constituída por catorze dissertações e sete teses, publicadas no período de 2002 a 2014, selecionadas através de consulta ao Portal Capes, BDENF, BDTD e ao CEPEn.

Resultados:

os indicadores evidenciam um quantitativo reduzido de publicações acerca da temática, no período investigado. A maioria dos trabalhos foi de Programas de Pós-graduação em Enfermagem da Região Sudeste. A maior parte dos estudos pesquisados foi na modalidade de dissertação. Houve predominância de estudos com enfoque qualitativo.

Conclusão:

apesar do número pouco expressivo de dissertações e teses de Enfermagem que utilizaram MCAF no Brasil, os estudos baseados nesse modelo despertaram o interesse dos pesquisadores em disseminarem o conhecimento produzido através de prestigiosos periódicos científicos da área
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1