Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivências no processo de parturição: antagonismo entre o desejo e o medo / Experiencias en el proceso de parturición: antagonismo entre el deseo y el miedo / Experiences on the childbirth process: antagonism between desire and fear

Teixeira, Selma Villas Boas; Silva, Carolline Fontes Campos de Souza; Silva, Leila Rangel da; Silva, Leila Rangel da; Rocha, Cristiane Rodrigues da; Nunes, Jessica Fernandes de Senna; Spindola, Thelma.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(4): 1103-1110, out.-dez. 2018. il
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-915667

Objetivo:

Discutir a vivência de mulheres no processo de parturição.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo, realizado em um Centro Municipal de Saúde no Rio de Janeiro, em 2015, com 17 mulheres com até 42 dias de pós-parto. Empregou-se a técnica de entrevista semiestruturada e a técnica de análise de conteúdo na modalidade temático-categorial.

Resultados:

As participantes são multíparas, o parto realizado em maternidades públicas, e não receberam orientação no pré-natal sobre a parturição. Sentiram-se acolhidas, relacionaram a dor das contrações uterinas ao sofrimento físico, durante o trabalho de parto tiveram a opção de ingerir alimentos e água, adotaram a posição de litotomia, e o parceiro participou como acompanhante. Os profissionais de saúde, todavia, assumiram uma postura de controle sobre seus corpos no processo de parturição.

Conclusão:

Os resultados ratificam a importância de os casais serem orientados sobre a gestação e o parto, para que possam vivenciá-los de forma ativa e segura
Biblioteca responsável: BR1208.1