Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relato de cuidadores-familiares sobre o câncer: um estudo de representações sociais / Family caregivers' report about the cancer: a social representation study / Informe de cuidadores de la familia en el cáncer: en un estudio las representaciones sociales

Silva, Silvio Eder Dias da; Costa, Joel Lobato da; Araújo, Jeferson Santos; Moura, Adriana Alaíde Alves; Cunha, Natacha Mariana Farias da; Santos, Arielle Lima dos.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(4): 971-976, out.-dez. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-915676

Objetivo:

Compreender as representações sociais de cuidadores-familiares sobre o processo que estabelecem com os pacientes oncológicos e suas implicações para o cuidado do si .

Método:

Tratase de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, baseada no aporte teórico conceitual das Teorias das Representações Sociais criada por Serge Moscovici.

Resultados:

A representação é capaz de direcionar o comportamento do cuidador, cujos elementos do meio ambiente em que o comportamento é desenvolvido podem ser reconstruídos e remodelados, com o intuito de melhorar ou até planejar junto à equipe um melhor cuidado, seja individualizado, seja coletivo, ao paciente oncológico.

Conclusão:

Diante da necessidade de estabelecer uma correlação clara, aberta e confiante, não se deve apenas limitar ao modo como o profissional de saúde se expressa, mas se atentar também para como o cuidador encara os entraves recebidos e as suas necessidades de adesão
Biblioteca responsável: BR1208.1