Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção de crianças hospitalizadas acerca do tratamento oncológico / The viewpoint of hospitalized children with regards to oncological treatment / La percepción de los niños hospitalizados sobre el tratamiento del cáncer

Emidio, Suellen Cristina Dias; Morais, Ramon José Leal de; Oliveira, Priscylla Nunes de Macedo; Bezerra, Rosyaline da Silva.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(4): 1141-1149, out.-dez. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-915693

Objetivo:

compreender a percepção de crianças, na faixa etária de seis a doze anos, acerca do tratamento em uma unidade oncológica pediátrica de Petrolina/Pernambuco.

Método:

pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada em um hospital público, localizado no interior do estado de Pernambuco. Participaram cinco (05) crianças, na faixa etária de seis a doze anos, por meio da entrevista semiestruturada. A análise ocorreu tendo como referência a análise temática de conteúdo proposta por Bardin.

Resultados:

emergiram categorias que revelam a necessidade do processo terapêutico, as alterações da autoimagem e os procedimentos invasivos como importantes fontes de sofrimento para a criança e o familiar acompanhante; os aspectos negativos e positivos da experiência hospitalar; e os motivos pelos quais as crianças aderiam à terapêutica e enfrentavam a doença.

Conclusão:

estratégias devem ser priorizadas no sentido de estabelecer comunicação com a criança e a família, incluindo aspectos como o protocolo terapêutico, a rotina da unidade, os procedimentos invasivos, as modificações estéticas, dentre outros; organizar a unidade, considerando a rotina da criança e do familiar acompanhante; e os incentivar para a superação de dificuldades e para a adesão ao tratamento
Biblioteca responsável: BR1208.1