Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A opção pelo parto domiciliar planejado: uma opção natural e desmedicalizada / Choosing the home planned childbirth: a natural and drug-free option / Opción para el parto hogar planificada: una elección natural y desmedicalizada

Lessa, Heloisa Ferreira; Tyrrell, Maria Antonieta Rubio; Alves, Valdecyr Herdy; Rodrigues, Diego Pereira.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(4): 1118-1122, out.-dez. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-915695

Objetivo:

Analisar com base no referencial teórico de Dorothy Smith, a opção de mulheres pelo parto domiciliar planejado com fator de segurança e conforto para a mulher.

Métodos:

Estudo etnográfico institucional, com 17 mulheres que pariram no domicílio no período de 2008 a 2010 no município do Rio de Janeiro, aplicando entrevista semiestruturada na coleta dos dados, analisados conforme a análise temática articuladas com a teoria de Dorothy Smith.

Resultados:

A expressão do parto natural faz-se presente nas concepções das mulheres, expressando, em maior conforto e liberdade, uma relação de confiança com o profissional de saúde, transmitindo uma segurança para a opção do parto domiciliar.

Conclusão:

Concluiu-se que o encontro com o referencial ratifica a conscientização e o fortalecimento da mulher, que se empodera em defesa ao acesso da informação, e uma relação saudável com o profissional de saúde
Biblioteca responsável: BR1208.1