Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica sob a ótica de acadêmicos de enfermagem / Prevention of pneumonia associated with mechanical ventilation under the optics of nursing academics / Prevención de la pneumonia asociada a la ventilación mecánica bajo la óptica de académicos de enfermeira

Maran, Edilaine; Melo, William Augusto de; Spigolon, Dandara Novakovski; Teston, Elen Ferraz; Tostes, Maria Fernanda do Prado; Barreto, Mayckel da Silva.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(1): 132-137, jan.-mar. 2019. tab.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-968487

Objetivo:

Descrever o conhecimento dos acadêmicos concluintes do curso de Enfermagem sobre a prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e comparar esse conhecimento entre esses acadêmicos nos anos de 2013 e 2016.

Método:

Pesquisa de natureza quantitativa, realizada com 59 acadêmicos concluintes de uma instituição pública de ensino superior, que responderam um questionário estruturado.

Resultados:

Observou-se que as principais respostas assertivas foram intervenções referentes à higienização das mãos (94,9%), sedação do paciente (89,8%), higiene oral (86,4%) e posição da sonda nasoentérica (83%). A Turma 2013 apresentou melhor conhecimento em relação à Turma 2016(p<0,05).

Conclusão:

Concluiu-se que os alunos podem estar completando o curso com noção básica dos cuidados para a prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, e alguns cuidados inobservados constituem um resultado necessário de ser reavaliado, precisando de um planejamento curricular das instituições de ensino que facilite o processo de ensino-aprendizado
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1