Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise do preenchimento do partograma como boa prática obstétrica na monitorização do trabalho de parto / Analysis of partogram completion as good obstetric practice in the monitoring of labor / Análisis del llenado del partograma como buena práctica obstétrica en la monitorización del trabajo de parto

Lucena, Tâmara Silva de; Santos, Amuzza Aylla Pereira dos; Morais, Ramon José Leal de.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(1): 222-227, jan.-mar. 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-968516

Objetivo:

Analisar o preenchimento do partograma realizado por profissionais que prestam assistência ao trabalho de parto em um hospital escola referência materno infantil do Vale do São Francisco.

Método:

Tratase de um estudo descritivo documental, retrospectivo e transversal de abordagem quantitativa realizada por meio da análise de 191 prontuários de parturientes assistidas na Instituição no ano de 2015. Os dados foram analisados no SPSS versão 20.

Resultados:

Mostraram que apenas 40,6% dos prontuários tinham registro de abertura do partograma. A análise das variáveis verificadas no momento da abertura do partograma permitiu identificar que 99,5% foram iniciados na fase ativa do trabalho de parto. Apesar de um bom registro na sua abertura, os dados mostram que o processo de monitoramento do trabalho de parto ainda é pouco eficaz, pois 59,2% tiveram apenas um único registro.

Conclusão:

A utilização do partograma como uma boa prática obstétrica ainda é pouco utilizada nesta maternidade; faz-se necessário considerar seu registro como uma ferramenta no monitoramento do trabalho de parto para promover uma assistência adequada como recomenda o Ministério da Saúde
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR 1208.1