Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

(Re)discutindo a técnica de administração de medicamentos pela via intramuscular: revisão sistemática / (Re)discussing the drug administration technique by the intramuscular route: a systematic review / (Re)discutir la técnica de administración de fármacos por vía intramuscular: revisión sistemática

Gomes, Barbara Ragasse Pereira; Paes, Graciele Oroski; Traverso, Fabíola Alves.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(1): 228-236, jan.-mar. 2019. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-968521

Objetivo:

Identificar a produção do conhecimento da enfermagem atrelado à técnica de administração de medicamentos pela via intramuscular; descrever as divergências, congruências e ocorrência de complicações acerca da técnica; e analisar as recomendações descritas na literatura com as melhores práticas e atualizações clínicas na enfermagem.

Método:

Revisão sistemática sem meta-análise. Realizada busca nas bases de dados LILACS, PUBMED, MEDLINE, DEDALUS, Portal de Evidência em Saúde e Bibliotecas SciELO e Cochrane, no período de 1993 a 2012, totalizando 16 estudos.

Resultados:

Os estudos evidenciaram divergências na variações de demarcação da região ventroglútea; realização de antissepsia; e aplicação de pressão antes da administração intramuscular. Consonâncias na aspiração do conteúdo da seringa após inserção da agulha na massa muscular, rodízio do local de aplicação durante sequências de injeções IM, dentre outros.

Conclusão:

A incorporação das melhores evidências permite a execução segura da técnica intramuscular, gerando conforto ao paciente e excelência na assistência
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR 1208.1