Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Anotações da equipe de enfermagem: a (des)valorização do cuidado pelas informações fornecidas / Annotations of the nursing team: the (dis)appreciation of care for the information provided / Anotaciones del equipo de enfermería: a (des)valorización del cuidado por la información suministrada

Caldeira, Mariana de Menezes; Souza, Tania Vignuda de; Morais, Rita de Cássia Melão de; Moraes, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de; Nascimento, Luciana de Cássia Nunes; Oliveira, Isabel Cristina dos Santos.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(1): 135-141, jan.-mar. 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-968524

Objetivo:

Analisar as anotações da equipe de enfermagem nos prontuários de crianças hospitalizadas e discutir as informações descritas pela enfermagem e suas implicações para a assistência à criança.

Método:

Pesquisa qualitativa desenvolvida em enfermaria pediátrica de Hospital Geral. Dados extraídos da consulta em prontuários. Análise temática.

Resultados:

As anotações estavam relacionadas a dados que indicavam funcionamento gastrintestinal, atividade motora, interpretação das alterações dos sinais vitais, uso de dispositivos tecnológicos, e cuidados de enfermagem como curativos e higiene corporal. O espaço destinado à anotação da equipe de enfermagem era restrito a folha de prescrição médica que era ínfimo e não havia identificação do profissional.

Conclusão:

Os profissionais de enfermagem se limitavam a descrever na folha de prescrição médica informações que não refletiam o seu cuidado e a real condição clínica da criança quanto à qualidade da assistência de enfermagem. Em contrapartida, não havia um movimento dos próprios profissionais de enfermagem para garantir um espaço no prontuário como membro da equipe de saúde
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1