Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil da mortalidade materna: uma revisão integrativa da literatura / Maternal mortality profile: an integrative literature review / El perfil de lamortalidad materna: una revisión integradora

Scarton, Juliane; Paula, Saul Ferraz de; Andrade, Gustavo Baade de; Rangel, Rosiane Filipin; Ventura, Jeferson; Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(3): 816-822, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-987303

Objetivo:

Conhecer e analisar os aspectos que os estudos da literatura nacional e internacional revelam sobre o perfil da mortalidade materna.

Métodos:

Revisão da literatura, a busca foi realizada em agosto de 2017, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e, Base de dados da Enfermagem, estabelecendo-se critérios de inclusão e exclusão, sendo selecionados nove estudos.

Resultados:

O perfil epidemiológico dos óbitos maternos é influenciado por fatores sociais, os quais refletem as desigualdades que assolam o mundo, a disparidade nas formas de acesso aos serviços de saúde, a educação e demais fatores que repercutem num grupo vulnerável para índices alarmantes.

Conclusões:

Os estudos refletem a necessidade de maiores esforços com engajamento da sociedade, órgãos públicos, profissionais de saúde, com vista a maior comprometimento e co-resposabilização na luta pela redução da mortalidade materna
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1