Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As repercussões causadas pela incontinência urinária na qualidade de vida do idoso / The urinary incontinence repercussions towards the elderly's life quality / La repercusión causados por incontinencia urinaria en calidad de vida de anciano

Matos, Mirelle Aires Botelho de Matos; Barbosa, Bruna Letícia Alves; Costa, Mara Cecília; Rocha, Francisca Cecília Viana; Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim; Amorim, Fernanda Cláudia Miranda.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(3): 567-575, abr.-maio 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-987511

Objetivo:

Analisar as repercussões causadas pela incontinência urinária na qualidade de vida dos idosos.

Métodos:

Pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, composta por 12 idosos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, em um ambulatório de urologia e ginecologia de um hospital público/escola de referência em Teresina. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo.

Resultados:

Os depoimentos originaram duas categorias sentimentos negativos dos idosos com incontinência urinária e aspectos sociais que interferem na qualidade de vida dos idosos com incontinência urinária.

Conclusão:

A incontinência urinária nos idosos é uma patologia pouco discutida nas consultas, a baixa escolaridade dos idosos influencia na demora em procurar o tratamento para a doença e esclarecimento da mesma. Há a necessidade de um olhar diferenciado por parte dos profissionais de saúde para os idosos acometidos com esta patologia
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1