Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Capoterapia como meio de inclusão social para idosos / The capoterapia as a means of social inclusion for elderly peolpe / Capoterapia como medio de inclusión social para los ancianos

Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim; Silva, Amanda Félix Ferreira da; Silveira Neto, Lázaro Neri da; Rodrigues, Tatyanne Silva; Carvalho, Herica Emilia Félix de; Sousa, Bruna Sabrina de Almeida.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(3): 582-587, abr.-maio 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-987537

Objetivo:

Descrever os benefícios da capoterapia como meio de inclusão social para idosos.

Métodos:

estudo descritivo e transversal, com abordagem qualitativa, realizado com 15 idosos que praticavam regularmente a capoterapia em um Centro de Convivência. Realizaram-se entrevistas mediante um roteiro semiestruturado, em outubro e novembro de 2014. A análise dos dados ocorreu por meio do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

a prática regular da capoterapia foi uma motivação para a realização de atividades físicas e proporcionou a redução de dores decorrentes de condições crônicas associadas ao envelhecimento; além da formação de novas amizades e aprendizado de conhecimentos sobre o envelhecimento com saúde.

Conclusão:

é necessário estimular a realização de pesquisas relacionadas aos benefícios de inclusão para idosos em meio social por meio da capoterapia, para ampliar a visibilidade de órgãos públicos e serviços de saúde para cuidado de idosos
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1